Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares.
A área da ortodontia une diversas vertentes de intervenção odontológica com o objetivo de trabalhar o alinhamento dos dentes, proporcionando a melhoria da saúde bucal e do sorriso do paciente. É feito um minucioso diagnóstico para, a partir dali, iniciar-se o tratamento. Trabalhamos com um foco muito claro na ortodontia preventiva, que tem resultados mais efetivos e rápidos, além de ampla especialização nas mais variadas técnicas ortodônticas.
Os já conhecidos aparelhos podem ser fixos aos dentes ou removíveis, e servem para vários problemas de alinhamento, desde correções de uma mordida (oclusão) ou preenchimento de espaços entre os dentes. Apesar dos tratamentos serem feitos de forma personalizada, de acordo com a necessidade do paciente, além dos tradicionais aparelhos com brackets, elásticos e fios, existem hoje outras opções igualmente eficazes e esteticamente menos impactantes.
Acompanhamento ortodôntico iniciado precocemente, por volta dos 6 anos de idade. Visa previnir futuras alterações oclusais, gerar espaços para desenvolvimento dos dentes permanentes e demais problemas detectados. Baseados em protocolos para todos os tipos de crescimento facial, amplamente testados, e acessíveis para um acompanhamento a longo prazo.
O tratamento ortodontico interceptivo consiste em intervenções feitas no momento certo, através do uso de aparelhos simples, móveis ou fixos, que evitam maiores complicações futuras. Quando uma alteração é dectada, deve ser tratada rapidamente, e não aguardar a dentição permanente. O atraso pode trazer um agravamento dos problemas, fazendo com que sua correção seja consequentemente mais lenta.
Nos casos em que o paciente já está com a dentição permanente, os tratamentos são feitos normalmente com aparelhos fixos. De acordo com o perfil facial de cada paciente e da má oclusão específica, há uma ampla variedade de aparelhos definidos para cada tipo de problema de alinhamento dos dentes.
Hoje em dia, todos querem ter um sorriso harmonioso e agradável, mesmo já estando na fase adulta. Atualmente a idade não é mais empecilho para a correção das más oclusões. A grande queixa dos adultos é quanto ao uso de aparelhos metálicos. Pensando nisso, temos uma ampla possibilidade de tratamentos ortodônticos mais agradáveis.
São bráquetes especiais, que podem ser metálicos ou mistos, que diminuem o tempo de tratamento. Neste tipo de aparelho, os brackets utilizam um mecanismo de deslizamento, sem a necessidade de elásticos (as famosas borrachinhas).
São moldeiras de acetato transparentes, que corrigem a posição dos dentes, de maneira quase imperceptível. Por serem removíveis, facilitam a limpeza, alimentação e vida social.
⠀
Trata-se do uso debraquetes da cor dos dentes, de cerâmica ou safira, que tornam o tratamento muito mais discreto.
⠀
Nesse tratamento, os braquetes são colados na parte de trás dos dentes, deixando o tratamento invisível, com a mesma eficácia do convencional.
Leonardo Santiago • Ortodontia e Estética Dental • Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Takemed Comunicação em Saúde